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Mídia- Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis ( Silvio da Costa Pereira)



Silvio fez uma pesquisa para mapear os trabalhos que vinham sendo realizados sobre ou através da mídia nas escolas de Ensino Fundamental.Durante sua pesquisa ficou evidente que a mídia faz parte da vida dos alunos, dos professores e das escolas em geral.
Concluiu que em boa parte das escolas há computadores, máquinas fotográficas, jornais, acesso a internet e até filmadoras, mas ainda falta uma melhor preparação dos professores para que promova ou estimule uso crítico e criativo para a utilização dessa ferramenta.

O autor sugere que haja uma reflexão para a escolha das mídias mais apropriadas às nossas necessidades pessoais e coletivas, quais os usos deseja dar a cada uma, ou quais usos pretende-se evitar. Nesse estudo o autor teve como objetivo mapear os trabalhos que vinham sendo realizados com, sobre ou através das mídias nas escolas de ensino fundamental da cidade de Florianópolis e depois conhecer em detalhes algumas destas atividades.

Segundo Silvio faz-se, portanto, necessário, refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa.

As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias.

Houve uma proliferação de rádios e TVs o munitárias, sites, blogs e o uso de espaços de compartilhamento de produções midiáticas, como o You Tube, são sinais desta crescente necessidade de expressão pública e apropriação do espaço midiático. Aponta também para a ampliação de alternativas à grande mídia, possibilitada pelas novas tecnologias.

Segundo Silverstone (2003, p. 58) a cidadania do século XXI requer um grau de conhecimento que até agora poucos de nós têm. Requer do indivíduo que saiba ler os produtos de mídia e que seja capaz de questionar suas estratégias. Isso envolveria capacidades que vão além do que foi considerado alfabetização em massa na época da mídia impressa.

Para ele, ler os produtos da mídia implica tanto numa leitura dos textos escritos quanto dos textos sonoros ou visuais transmitidos pela mídia, bem como dos subtextos ideológicos e comerciais que também constituem cada produto midiático.

Buckingham (2003, p. 4) diz que hoje, a “alfabetização/letramento nas mídias é tão importante para os jovens como as formas mais tradicionais de alfabetização/letramento em relação aos textos impressos” .

Belloni (2005, p. 7) constata que a introdução das tecnologias de informação e comunicação ao longo do século 20 trouxe para o cotidiano das pessoas uma série de mudanças nos modos de acesso ao conhecimento, nas formas de relacionamento interpessoal, nas instituições e processos sociais, entre outras. A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação, e isso traz grandes desafios para o campo da Educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão.

Bazalgette (992) baseia-se em conceitos e fala da representação, que o mundo é visto através dos textos midiáticos, todos os textos são construídos, e constituem-se em pontos de visto do mundo.

As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em todos os momentos na nossa vida através da internet nos blogs, sites de relacionamento, e nas produções midiáticas com textos sonoros, visuais e escritos,e também através de rádios, televisão, celular. Junto com esses diversos meios de comunicação vieram uma série de mudanças na nossa forma de se comunicar, de se relacionar e de ter acesso as informações.

É fundamental que as escolas deem acesso a todos eles para que os alunos possam aprender, refletir, criticar e criar através das tecnologias.

Os recursos tecnologicos não estão sendo explorados de forma suficienteque estimule em nossos alunos o uso crítico e criativo. Apesar de enxegarmos os alunos como consumidores de um vasto leque de mídias, a maioria das escolas parece ainda não ter se dado conta de que poderia ser melhor mediadora desses recursos que estão as mãos de nossos alunos. Penso que cursos como este TIC´s serve para este proposito, nos fazer enxergar como devemos usar e abusar dor recursos que a tecnologia nos oferece hoje para ser explorados por todos desde o educador ao educando.

Porém cabe ao nós, usuário refletir sobre a presença desses meios em suas vidas e utilizar o que mais lhe convir e ver a escola, a família como espaço educativo e socializadores.

É possível inovar e melhorar nossas aulas a cada dia, mesmo com todas as dificuldades, tendo que, em algumas situações, mesmo com planejamento de atividades utilizando as mídias citadas, fazer adaptações em virtude da precariedade dos equipamentos, principalmente o sucateamentos dos laboratórios de informática disponíveis nas escolas. Temos que fazer a diferença.

Nos dias atuais a tecnologia tem mudado os processos sociais e educacionais e, tudo isso tem influenciado as mudanças na educação e os desafios que estão sendo impostos. É preciso transformar os meios de comunicação em um espaço de socialização e conhecimento. Se a educação disponibilizar esses recursos com certeza irá possibilitar uma aprendizagem mais significativa no mundo das tecnologias

Em sua pesquisa de campo, o autor chegou à conclusão de que as escolas fazem uso da tecnologia, contudo, esse uso ainda não esta sendo explorado efetivamente. Ressaltou também a necessidade de uma formação teórico-pratica dos professores, a partir de, entre outros elementos as expectativas e usos que eles mesmos já possuem das mídias. A analise dos dados foi embasadas em uma compreensão das mídias como artefatos culturais contemporâneos operados coletiva ou individualmente, que tanto influem quanto recebem influencia das pessoas com as quais se comunicam ou colocam em comunicação. Por isso enxergamos alunos e professores, gestores, pais e outras pessoas como receptores ativos e potenciais emissores de mensagens diretas ou mediadas.

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